Os Professores

Arnaldo

Arnaldo Costa

Madeiras

Maestro ARNALDO COSTA, nasceu a 29 Julho 1967, natural de Nogueira da Maia, PortoPortugal.

Tem Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros pelo Instituto Piaget de Viseu e Licenciado em Fagote pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

Docente de Fagote no Conservatório de Música da Cidade de Gaia e Docente de Fagote e Maestro da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música da Cidade da Maia-Porto. Maestro Titular da Banda de Música de Matosinhos-Leça (Cidade de Matosinhos). Mantem forte atividade como Maestro e Docente na área da Direção, orientando Estágios e Workshops de Direção e Palestras sobre a Filarmonia em Portugal, Espanha, França e Brasil (JPMB) e como formador/orientador do conceito de CLASSBAND.

É Coautor do Livro “Ça c’est la force de la Musique” - Uma aventura musical, uma aventura Humana! Autor da tese de Mestrado “ A Marcha Portuguesa e o Dobrado Brasileiro – Um estudo comparativo” e vários artigos sobre a mesma temática. Socio-fundador da NCM-New Concept Music ClassBand - Escola de Música, projeto educativo criado em 2016.

example@example.com

Mario

José Mário Alves Pinto

Metais

Nasceu em São Mamede Ribatua, a 30 de Maio de 1979.

Iniciou os seus estudos musicais na Banda de São Mamede Ribatua, a banda mais antiga do país. Mais tarde ingressou no Conservatório do Porto, passando pela Artave e Conservatório de Vila Nova de Gaia na classe do Professor Paulo Silva, com quem teve aulas de Instrumento. Após ter concluído o 5º Grau, interrompeu os estudos para abraçar a carreira de polícia. Quando regressa às origens, ingressa na Universidade do Minho – Braga, em Trompete na classe do Professor Vasco Faria.

Desde então tem vindo a participar em diversas masterclasses de aperfeiçoamento técnico e musical com os professores Kevin, Pierre Dutot.

Em orquestra de sopros já teve oportunidade de trabalhar com maestros tais como Carlos Marques, Paulo Martins, Pedro Neves.

Neste momento é o solista da Banda da Polícia do Comando Metropolitano do Porto.

Curso Superior De Música - Perfomance em Trompete na Universidade do Minho – Braga.

É Cornetim (repiano) na Dogma Brass Band (primeira Brass Band fundada em Portugal).

  • JorgePires

Jorge Pires

Teoría Musical

Some text that describes me lorem ipsum ipsum lorem.

example@example.com

Some text that describes me lorem ipsum ipsum lorem.

example@example.com

Some text that describes me lorem ipsum ipsum lorem.

  • ProfViolino

Ana Ribeiro

Violino

Ana Beatriz Correia Ribeiro, começou a estudar violino aos 9 anos na Escola Centro de Estudos Musicais da Maia, com o prof Oleg Martirosov.

Em 2014 entrou na Universidade do Minho, onde finalizou em 2014, a licenciatura em Música, variante instrumento, violino, com os professores Ilya Grubert e Eliot Lawson. Encontra-se, neste momento, a concluir o mestrado em Ensino de música, na variante instrumento, violino, também na Universidade do Minho.

Percusão

Professor Rui Vieira de Brito

Percusão

Atualmente, estuda na Escola superior de Música e Artes de Espetáculo estando a frequentar o 3º ano de licenciatura no ramo de percussão com os professores Manuel Campos, Miquel Bernat e Jeffrey Davis. É músico na Orquestra da FEUP e faz trabalhos não remunerados com alunos com necessidades educativas especiais. Nasceu em 1999, entrou para o Conservatório de Música do Porto aos 6 anos de idade, e com 9 anos entrou no ensino integrado estudando percussão com o Prof. Jacob Oliveira. Durante o seu percurso estudou com vários professores do conservatório e professores de externos, terminando o mesmo com o Prof. Paulo Oliveira.

Enquanto aluno participou em vários concursos, fez um concerto a solo com a orquestra de sopros do Conservatório de Música do Porto e ganhou o primeiro lugar na categoria de percussão no concurso interno, sendo distinguido no concerto de laureados com o prémio Casa da Música e Madalena Sá e Costa. Em breve irá terminar a licenciatura, estando a candidatar-se para continuar os seus estudos em Mestrado e Ensino da Música. Futuramente irá tentar iniciar projetos no âmbito do trabalho de aulas e concertos com pessoas com necessidades educativas especiais

example@example.com

Flauta

Professora Joana Nolasco

Flauta transversal

Joana Nolasco, com 22 anos, é licenciada em Música, variante flauta transversal, pela ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e atualmente frequenta o último ano do Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro. Participa regularmente em concertos com orquestras sinfónicas e de sopros, destacando a Orquestra Clássica do Centro, Movimento Musical Cooperativo e Orquestra Filarmonia das Beiras. Mantém uma atividade regular também em grupos de música de câmara, ensemble de música contemporânea e projetos de carácter comunitário e de intervenção social. Durante o seu percurso individual trabalhou com professores como Ana Maria Ribeiro, Paulo Barros, Angelina Rodrigues, Ana Raquel Lima, Katharine Rawdon, Stephanie Wagner, Filomena de Pasquale, Saleta Suárez, Alena Walentin, Vincent Lucas, Neuza Bettencourt, Helena Caspurro, Paulo Neto, João Pedro Fonseca, Marta Gonçalves e Jorge Caryevschi Trabalhou com diversos maestros dos quais destaca Pedro Neves, Martin André, José Maria Moreno, António Saiote, Robert Houlihan, Timothy Reynish, Filippo Arlia, Ivo Venkov, Thomas Hauschild, Javier Vicero, Ernst Schelle, Diogo Costa, Paulo Martins, José Ferreira Lobo, Nuno Feist, Capitão João Cerqueira, José Eduardo Gomes, Jirí Petrdlík e Jan Wierzba. Desde 2012 é professora de Flauta Transversal na Escola de Música da Banda Marcial de Fermentelos e desde 2019, na Escola de Música NCM.

Guitarra

Professor Alexandre Matos

Guitarra

Foi aluno do professor Carlos Cunha com quem fez o conservatório em guitarra clássica. Participou em vários projectos de música ligeira e é membro fundador do Duo Contrastus. Participou em várias sessões de estúdio e integrou a banda "Zero" "Ar de Luar" e "Love and the Will".

Paralelamente trabalhou durante 15 anos como professor/animador de crianças com idades entre os 2 e 5 anos em vários centros de animação de infância do Conselho da Maia.

Professor de Guitarra Desde 1991, em Várias Escolas: Centro de Estudos Musicais da Maia, Caffi, Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia(também como director pedagógico), Trevo do Sucesso, Associação Académica e Cultural de Ermesinde(também como director pedagógico), Escola de Música da Lavra, Atelier Pedro Cravinho, Centro Social e Paroquial de Barrosas e na escola: New Concept Music - Classband. Ensinou também música em infantários durante quinze anos a idades desde os 2 até 5 anos.

Violino

Professor Hugo Vitorino

Violino

Hugo Vitorino iniciou os seus estudos musicais na Fundação Conservatório Regional de Gaia com o professor Américo Magalhães e posteriormente com o professor Francisco Pereira de Sousa. Conclui o 8º grau de conservatório sob a orientação do mesmo professor na Academia de Música de Oliveira de Azeméis. Licenciou-se mais tarde na ESART, Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, na classe dos professores Augusto Trindade e Alexandra Trindade. Em orquestra trabalhou sob a direcção de maestros como Florin Totan, Torsten Õstergren, Jiri Malat, Eduardo Rahn, German Caceres, Osvaldo Ferreira, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, Mário Mateus, Ivo Cruz, Belarmino Soares e Rui Massena.

Em 2002 foi também seleccionado para o estágio de Orquestra OPEM 2002, onde esteve sob a direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo. Frequentou masterclasses dos professores Jossif Grinman, Daniel Rowland e Augusto Trindade. Actualmente é professor de violino no Colégio de Música do Porto, na EDMMM - Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia e na ACMA – Associação Cultural e Musical de Avintes e na Action – Performing Arts Center.

Educação Musical

Professora Zita Silva

Educação Musical

Professora de Educação Musical, licenciada pelo IPP – Escola Superior de Educação do Porto.

Frequentou o Conservatório de Música do Porto no instrumento de Canto, tendo feito o exame final de canto em 2004. Nesse mesmo ano ingressou no ensino superior na Escola Superior de Educação do Porto, terminando em 2008 a sua licenciatura.

Desde 2003 trabalha com crianças desde os 2 anos de idade, na área da expressão musical em infantários públicos e privados.

Seguiram-se as escolas de música em 2005, onde se iniciou como professora de classes de conjunto (Orff e Coro) e iniciação musical. Ao longo do seu percurso fez vários projetos com crianças relacionados com a expressão musical, incluindo projetos de coros, instrumental Orff e parcerias com músicos.