Os Professores

Arnaldo

Arnaldo Costa

Madeiras

Maestro ARNALDO COSTA, nasceu a 29 Julho 1967, natural de Nogueira da Maia, PortoPortugal.

Tem Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros pelo Instituto Piaget de Viseu e Licenciado em Fagote pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

Docente de Fagote no Conservatório de Música da Cidade de Gaia e Docente de Fagote e Maestro da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música da Cidade da Maia-Porto. Maestro Titular da Banda de Música de Matosinhos-Leça (Cidade de Matosinhos). Mantem forte atividade como Maestro e Docente na área da Direção, orientando Estágios e Workshops de Direção e Palestras sobre a Filarmonia em Portugal, Espanha, França e Brasil (JPMB) e como formador/orientador do conceito de CLASSBAND.

É Coautor do Livro “Ça c’est la force de la Musique” - Uma aventura musical, uma aventura Humana! Autor da tese de Mestrado “ A Marcha Portuguesa e o Dobrado Brasileiro – Um estudo comparativo” e vários artigos sobre a mesma temática. Socio-fundador da NCM-New Concept Music ClassBand - Escola de Música, projeto educativo criado em 2016.

example@example.com

Mario

José Mário Alves Pinto

Metais

Nasceu em São Mamede Ribatua, a 30 de Maio de 1979.

Iniciou os seus estudos musicais na Banda de São Mamede Ribatua, a banda mais antiga do país. Mais tarde ingressou no Conservatório do Porto, passando pela Artave e Conservatório de Vila Nova de Gaia na classe do Professor Paulo Silva, com quem teve aulas de Instrumento. Após ter concluído o 5º Grau, interrompeu os estudos para abraçar a carreira de polícia. Quando regressa às origens, ingressa na Universidade do Minho – Braga, em Trompete na classe do Professor Vasco Faria.

Desde então tem vindo a participar em diversas masterclasses de aperfeiçoamento técnico e musical com os professores Kevin, Pierre Dutot.

Em orquestra de sopros já teve oportunidade de trabalhar com maestros tais como Carlos Marques, Paulo Martins, Pedro Neves.

Neste momento é o solista da Banda da Polícia do Comando Metropolitano do Porto.

Curso Superior De Música - Perfomance em Trompete na Universidade do Minho – Braga.

É Cornetim (repiano) na Dogma Brass Band (primeira Brass Band fundada em Portugal).

Bombardino

Professor Noemio Gonçalves

Bombardino, Tuba, Trombone

Iniciou os seus estudos na ACMA na Classe do professor Rufino Moura, tendo transitado de professor para Avelino Ramos e Manuel Costa. Frequentou a Fundação Conservatório Regional de Gaia na Classe do professor José Borges. Em 2005 ingressou na ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela na Classe do Professor Nuno Machado. Em 2015 ingressa na licenciatura em Música – Instrumento, ramo tuba na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Atualmente encontra-se a finalizar o Mestrado - Ensino da Música lecionado pela ESE/ESMAE.

Prémios e concursos: 1o Prémio - Bombardino na Categoria Sénior em 2016; 3o Prémio - Bombardino na Categoria Sénior em 2010; finalista das bolsas YAMAHA; 2o Prémio - Bombardino na Categoria Júnior em 2008; todos eles no Concurso Internacional de Sopros Terras de La Salette. Lecionou na Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz, Academia de Artes de Chaves, Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian em Braga. Atualmente é professor na escola NCM – New Concept Music, Academia de Música e Artes de Avintes e na Banda Filarmónica de Penedono.

Clarinete

Professor José Gama

Clarinete & Saxofone

Natural da cidade do Porto, iniciou os seus estudos de Clarinete aos 12 anos com o Prof. Alberto Vieira.

Estudou no Conservatório de Música do Porto e na Royal School of Music do Reino Unido É Chefe de Naipe/Solista A da Douru´s Orquestra. É chefe de Naipe/Solista A da Orquestra Sinfonietta. Também prestou os seus serviços na Orquestra do Norte. Colabora regularmente com a Orquestra Clássica do Centro.

Tocou a solo em várias salas de Portugal e estrangeiro, em particular na sala Suggia da Casa da Música, interpretando um concerto para clarinete de Franz Danzi sobre um tema de Wolfgang Amadeus Mozart (D. Giovanni).

Colabora em muitas bandas filarmónicas do norte e centro do país como solista convidado. Gravou, a convite da banda Flor da Mocidade Junqueirense, a obra Czardas de Vittorio Monti para clarinete solo. Em 2014 foi convidado a participar no World Contest of Composition, tendo gravado as obras vencedoras nas categorias de Orquestra Sinfónica e Clarinete e Guitarra.

É compositor de várias obras para banda e vários grupos de música de câmara, como Quinteto de Sopros, Ensemble de Clarinetes e grupos corais. Colaborou e trabalhou com conceituados maestros como: António Vitorino D’Almeida, Ivo Cruz, José Ferreira Lobo, Gunther Arglebe, António Saiote, Virgílio Caseiro, David Wyn Lloyd, António Baptista, Cesário Costa, Cónego Ferreira dos Santos, José Atalaya, etc. Foi solista da Orquestra da Câmara de Pedroso, Orquestra Gulbenkian de Braga e Orquestra da Igreja da Lapa, tendo-se apresentado a solo nas mesmas. Ministrou, em Março de 2015 uma Masterclass de Clarinete na Banda de Rio Tinto, (BSCRT). Ministrou, em Novembro de 2015 uma Masterclass de Clarinete na Sociedade Artística Musical Carvalhense. Lavos - Figueira da Foz.

É artista da Danzi Reeds Italy

É professor na escola NCM nas classes de Clarinete e Saxofone

Clarinete

Professor Manuel da Rocha Alves

Madeiras/Metais

Nasceu em Melres Gondomar, a 06 de Novembro de 1967. Iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de Melres. Mais tarde ingressou no Regimento de Infantaria do Porto (R.I.P.) na especialidade Músico. Em 1985 ingressou no Curso de Formação de Sargentos no instrumento de Clarinete Mib. Foi executante de Clarinete Requinta Mib e Clarinete Soprano Sib, passou por várias Bandas militares do continente e ilhas. Colabora em algumas bandas filarmónicas do Norte. Atualmente é Colaborador (Professor) na NCM School Band e no projeto “Ao som das Gerações” integrado na Universidade Sénior Experiências e Saberes – USES, Freguesia de Nogueira e Silva Escura.

Trompete

Professora Ana Raquel Carvalho Pereira Alves

Trompete

Possuo mestrado em Ensino de Música com especialização em Trompete e o Diploma em Direção Musical pela Associated Board of Royal School Music. Tenho experiência como professora de Ensino de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular e experiência como professora de trompete e piano, entre os quais dou aulas a crianças com necessidades especiais.